| Última alteração: 17/03/2021 |
A autora Waleska Zibetti, sempre gostou muito de ler, quando era menina observava seu pai lendo e achava lindo, queria ler o que o seu pai lia, mas ele dizia que primeiro ela tinha que ler os dela, para depois chegar aos dele. Certo dia, Wal leu um livro, para a escola, mas detestou o final, então contou para seu pai, e ele disse para ela se sentar e escrever como achava que deveria ser. E assim Wal fez, desde então, sempre que lia algo que não gostava, ela riscava e reescrevia.
Na adolescência gostava de escrever em seu diário. Wal participou de um grupo de leitores, “Círculo do Livro”, comprava um livro por mês, mas eles nunca sabiam qual livro seria, se iam gostar, mas no caso da Wal, já sabemos o que acontecia, quando ela não gostava de algo, lá ia Wal reescrever a história.
Quando seus pais se separaram, sua mãe não queria que ela lesse, dizia que ler era coisa de maluco, de subversivo. Seu pai tinha uma grande biblioteca, mas sua mãe, queimou tudo, até mesmo os discos. Então Wal lia escondida de sua mãe, muitas vezes sua mãe pensava que eram livros para escola, depois para a faculdade. Quando se casou, ele era como sua mãe, e não gostava que Wal escrevesse ou lesse, então, por muito tempo Wal precisou usar pseudônimos para escrever. Somente após sua separação, começou a assinar seu nome Waleska Zibetti. Seu casamento durou 22 anos, talvez tenha aceitado por tanto tempo, pois já vinha da educação/criação de sua mãe. Mas tudo mudou ano passado, em 2020, Wal rompeu os laços com todos, fugiu com o mínimo que precisava, deixando tudo para trás.
Há 16 anos na área da escrita, escrevendo para sites, blogs, revistas e jornais locais, agora começou a ter um pouco de retorno sobre seu trabalho. Seus livros, personagens, levam um pouco dela, da sua essência, como ela mesmo disse: “não tem como desligar um botão”. Uma forma de poder ser quem ela é, afinal, a escrita trouxe a liberdade para a vida da autora. Para saber mais sobre a autora e suas obras, assista a Live completa no Instagram @tvcidadejardim
Mais sobre a autora: Karina Camargo.
Quanta gratidão entrego todos os dias paro o universo por todas as coisas lindas que a literatura me trouxe. Foi incrível estar contigo na entrevista. E agora mais uma surpresa. Que papai do céu agigante o seu sucesso e que você, Karina, possa trazer luz a muitos outros escritores. Gratidão por tudo.
Nós é que agradecemos sua presença tão cara e gentil aqui conosco, Waleska, um privilégio, nosso muito obrigado! E que nossa literatura brasileira lhe traga cada vez mais alegrias e sucessos, sempre. Grande abraço.