| Última alteração: 03/05/2021 |
Conhece alguém que encontra muitas desculpas para não ler? Se sim, ou se essa pessoa for você, esse artigo deve ser lido.
Saiba, primeiramente, que gostos são hábitos totalmente moldável e há várias atividades que fazem parte do seu cotidiano que não passa de um simples… hábito. Quem sabe incluir a leitura nele!?
Desculpas como: “Não tenho tempo!”, “Ler é perda de tempo.”, “Prefiro esperar o filme.”, “Gosto de séries e/ou filmes.”
– Para os que não tem tempo, quero dizer que o conceito de tempo é universal e suas 24h são as mesmas que as minhas. Você não precisa “organizar” um tempo para leitura, já que esse “tempo” pode nunca aparecer. Mas enfim… quem quer “tirar” um tempo para a leitura… ai vai… 10 minutos antes de dormir, e torne esse tempo sagrado. Em particular, eu leio a todo momento. Descendo / Subindo no elevador, esperando na fila para o café, no intervalo de uma e outra reunião, logo após o almoço. Hoje, qualquer livro está na palma da sua mão e basta você querer ter tempo para isso.
– Para quem diz que ler é perda de tempo, ai vão uns dados: Leitores se mostram mais capazes do ponto de vista cognitivo por melhorar a capacidade e funcionamento do cérebro, ler reduz stress, melhora a escrita, estimula a capacidade de criar, amplia vocabulário, aprimora o senso crítico, melhora comunicação interpessoal e ajuda a dormir.
– Para quem prefere esperar o livro virar filme, saiba que isso pode não aparecer. Há milhares de livros bons que talvez nunca vire um filme, e saiba, você está perdendo.
– Os mais legais são aqueles que dizem: gosto assistir série ou filme. Ai eu penso…: “Eu também. O que isso tem a ver?” – risos –. Uma coisa não exclui a outra e vice-versa e posso recomentar muitas series, filmes e livros.
Dicas:
– Escolha um assunto interessante.
– Estabeleça metas.
– Tenha sempre um livro.
– Converse com leitores.
– Busque novidades.
– Tenha paciência.
e
– Não desista.
Sobre o autor: PEN Bortolotti.