Pular para o conteúdo
Início » News » Como Lidar com as Críticas

Como Lidar com as Críticas

Você se esforçou e preparou seu livro, talvez por anos, colocando o máximo de si. Revisando e revisando até nos mínimos detalhes para que na publicação estivesse tudo perfeito para o deleite do leitor. Mas muitos escritores esquecem de se preparar para um detalhe crucial: Como lidar com as críticas.

Afinal, as críticas, tanto positivas ou negativas, são um mecanismo fundamental na dinâmica de consumo de livros. Para aqueles mais sensíveis e despreparados uma crítica negativa pode significar um entrave criativo para os próximos livros ou mesmo o abandono do exercício da escrita.

Na realidade em que vivemos, com as redes sociais emaranhadas em nossas vidas, fica ainda mais complicado lidar com a enxurrada de palpites e opiniões. É difícil se ver invadido e avaliado assim por qualquer pessoa. Por isso separei algumas considerações e dicas que podem ser muito úteis.

Primeiramente é bom saber que nem todas críticas são negativas e pode-se tirar bom proveitos delas. Os feedbacks positivos oferecem aprendizados e nos ajudam a encontrar soluções e redirecionamentos importantes que não tínhamos notado.

O que são as críticas construtivas/positivas?

As críticas construtivas são feitas com o objetivo de analisarmos e modificarmos determinado aspecto no nosso comportamento ou da nossa produção, normalmente é uma análise, uma pouco mais aprofundada, do que pode estar prejudicando o melhor resultado do que publicamos.

Frequentemente nos deparamos como esse tipo de crítica nos feedbacks que recebemos em leituras críticas, nos leitores beta e nas postagens e resenhas de redes sociais e plataformas de leitura e vendas de livros. Ou quem sabe de um amigo leitor bem-intencionado.

Nesse tipo de crítica é bom deixar de lado seu “orgulho” e todo pensamento que te leve a bloquear tal comentário. Porque tal crítica é altamente positiva, pois você vai ter a oportunidade de consertar erros, aprendendo com as experiências de outras pessoas, e, consequentemente, crescendo como escritor. Ao primeiro momento, tal crítica pode te remeter a um pensamento negativo de um fracasso com autor, porém, se você souber direcioná-la, a crítica construtiva pode te levar a um crescimento profissional, motivando a ser mais qualificado.

Mas o que fazer quando recebemos uma crítica construtiva?

Na verdade, poucos de nós temos a completa noção de como agir e assimilar uma crítica construtiva, pois ao primeiro momento muitos tem a dificuldade de receber tal comentário, seja levando para um lado pessoal, ou simplesmente achando que toda a crítica é negativa e tem a intenção de desestabilizá-lo.

Por isso, ao receber uma crítica positiva, agradeça. Este é o primeiro passo para lidar de uma forma mais receptiva, afinal a pessoa se dispôs a tentar ajudá-lo. Por isso, demonstre que compreendeu o seu ponto de vista e se mostre receptivo, afinal tal comentário pode ser muito útil. Se você se mostrar magoado ou agressivo, talvez nunca mais receba outro bom comentário dessa pessoa. Portanto agradeça a pessoa que fez as críticas e se mostre receptivo a novos comentários.

Muitas vezes não conseguimos assimilar de pronto as críticas positivas, porque batem de frente a todo trabalho que tivemos em eliminar os defeitos da nossa obra. Contudo é importante num momento posterior refletir com mais calma, num ambiente com paz e tranquilidade. Ali você poderá repassar os pontos salientados e analisar o que realmente pode ajudá-lo a evoluir. Essa reflexão leva a você a um crescimento e amadurecimento profissional, além de entender melhor seus leitores.

O que são as críticas destrutivas/negativas?

Essas críticas são normalmente realizadas da maneira incorreta e indelicada, acompanhadas de ofensas, ou argumentos sem fundamento. Não contribuem para nosso crescimento e amadurecimento profissional. Elas são feitas por pessoas despreparadas, ou mal-intencionadas, que não tem sensibilidade para tratar como as pessoas e não oferecem um feedback assertivo.

O maior problema é que, além de não levarem a nada positivo, elas costumam gerar um sentimento de raiva e desmotivação. Porque embora algumas tenham algum sentido, o modo como foram feitas, gera um bloqueio e não nos ajudam a efetuar mudanças ou corrigir erros.

Aprenda a lidar com a crítica destrutiva/negativa.

Por mais que você queira dar uma resposta à altura é fundamental que você se controle e não tente atingir a pessoa do mesmo modo que foi incomodado. Existem maneiras melhores de se lidar com a crítica destrutiva:

Utilize a sua inteligência emocional

Não caia na armadilha de revidar, o primeiro comentário já veio carregado de informações negativas e revidar pode trazer mais críticas e acirrar a intensidade de agressividade, além de comprometer seu comportamento e até afetar sua autoestima e produtividade.

O melhor é utilizar a resiliência e se manter a calmo. Deixe a pessoa falar até o final e simplesmente peça licença para sair, dizendo-lhe que respeita a sua opinião e que não há nada mais que possam falar de produtivo para ambos. Se for um comentário numa rede social simplesmente ignore.

Não retribua

Não retribua a crítica ou responda de forma ríspida. Agressividade só gera mais agressividade. Se estiver muito nervoso retire-se da conversa ou ignore o comentário. Num outro momento com mais calma, se achar pertinente, dê um feedback a pessoa.

O fundamental é sempre refletir sobre o fato ou comentário e tentar tirar algo de positivo disso. O relacionamento e interação entre autores e leitores é cada vez mais importante e quando mais você aprender com essas interações melhor.

Saiba diferenciar as críticas negativas das mal-intencionadas. Você não pode deixar que isso te leve a frustações e procrastinação. Uma forma de se proteger disso é cortar o mal pela raiz e simplesmente não dar ouvidos as críticas. Aquela famosa expressão entrar pelo um ouvido e sair pelo outro.

Devemos assimilar e nos ater somente ao que será positivo para o nosso crescimento ou para correção de erros.

E finalmente seja flexível consigo mesmo. Porque as vezes o seu maior crítico é você mesmo. Não seja daquelas pessoas que ficam em eterna vigilância, tentando ser prefeitas em tudo e querendo agradar a todos. Isto não existe. Nem Deus agrada a todo mundo. Quanto mais você pobre mortal. Relaxe e procure o seu ponto de equilíbrio, lembrando que errar é humano e aprender com erros é mágico. Te transforma numa pessoa melhor.

Mais sobre o autor: Tadeu Loppara.

Espalhe nosso amor pela nossa literatura:

Deixe um comentário

Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar ativados o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você mantiver desativado estes cookies estritamente necessários, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.