Por Crísthophem Nóbrega.
Criaturas mágicas existem, elas podem e estão por toda parte. Algumas se agrupam em torno da "Ordem dos Porteiros" indivíduos que de certo modo; são policiais mágicos. Tentam manter em equilíbrio as relações entre todos, contudo, desaparecimentos e ataques começam a ocorrer, sem existir propriamente um culpado ou suspeito. O pilar do Ether, centro de sustentação do véu é derrubado no meio de uma cerimônia pública da ordem, causando ainda a morte do general da ordem. Tal acontecimento gera uma verdadeira corrida contra do tempo, a fim de descobrir quem está atacando e por qual motivo está fazendo. Os personagens principais são distribuídos em membros e não membros da ordem dos porteiros. Alguns lutam por seus sonhos como Zenith, mago do ether, superando as adversidades. Outros como Michel, meio vampiro, e Bárbara, policial que descobre ser uma humana tocada pela magia, querem apenas aceitação. Existem aqueles como Eve, agente dos porteiros e poderosa maga do fogo, ou Lucky, aprendiz de Sidrak, um grande ex combatente da ordem, que precisam descobrir quem são exatamente. Outros como Allan, mago da terra e promotor dos julgamentos da ordem, que precisam aprender a lidar com o poder. Além daqueles que estão a um passo de cair no abismo das sombras, como Sammya, jovem neta do general. Contudo, seja qual for a origem da magia ou ponto principal dos personagens. Todos passam transformações, evoluindo ou tentando apreender com os erros cometidos, enquanto, tentam atender a uma das mais básicas necessidades: sobreviver. Afinal os inimigos parecem existir em todo lugar; indo desde as florestas profundas, lar de tribos de lobisomens e elfos, até cidades humana. O que está por trás do véu mágico e o que existe em cada um deles?
Alyne Limeira em @alyneslimeira escreveu:O prólogo já deixa evidente a maestria da escrita do autor Crísthophem Nóbrega, pois bastar fechar os olhos e o leitor verá um filme da obra, devido o cuidado com os detalhes descritivos, com muita sinestesia, tornando tudo muito real.
Esse livro de fantasia tem um universo muito bem construído, com personagens complexos repletos de medos, sonhos, traumas, mas que estão em constante luta para impedir que o mau se instale, e eles estão dispostos a ir além de seus limites.