| Última alteração: 26/08/2021 |
(7 é o número da perfeição.)
É comum para pessoas normais, como nós, esquecer grande parte do conteúdo lido, não importa se for um consumidor voraz. Todavia, não é porque esquecer faça parte da natureza humana que você deve aceitar isso de braços abertos. Pensando nisso, trago hoje algumas estratégias para lembrar de forma mais fácil aquele conteúdo importante que precise aplicar em algum texto, trabalho futuro ou prova.
- Anote e risque nas páginas do livro.
Para uns isso pode soar como um sacrilégio. Acredite, ainda tenho muita resistência em riscar meus livros. Não obstante, confesso que em dois deles* fiz muitos riscos e diversas anotações. Depois disso, creio eu, que quebrei uma barreira psicológica em mim e tal atitude se tornou mais fácil.
*Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
e Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaki – recomendo
Grifar frases de impacto, interessantes, confusas, importantes ou que lhe traga alguma emoção naquele momento são métodos ótimos de recordação, ou se preciso for, uma forma fácil de buscar o que procura no futuro. O mesmo serve para anotações: elas resumem o que precisa saber do que leu e julgou importante para, posteriormente, aplicar.
- Repasse o livro.
Depois de terminar de ler o livro, matéria, artigo, apostila ou o que for, repasse-a desde o início lendo apenas o material grifado ou as anotações e tópicos importantes. Isso fará com que seu cérebro relembre todo o conteúdo lido e memorize de forma fácil as partes mais importantes.
- Interaja com o texto.
Como assim? – Podem perguntar uns.
É isso mesmo, interaja com o texto. Faça perguntas para você mesmo e busque as respostas. Um exemplo, no caso de um escritor, pode se perguntar “Qual a ideia principal do personagem?” “Existem motivações além da(s) relatada(s)?”. Se for um estudo “Qual o objetivo do texto explicar dessa maneira?” “Isso pode ser pensado de forma diferente?” e assim por diante. Seja criativo com suas perguntas.
- Faça parte da história.
Existem estudos que revelam que se o leitor se imaginar no texto ou montar a história na cabeça como um filme isso facilitará a imersão além de manter por mais tempo o conteúdo na memória. Além disso, faça associações com lugares ou pessoas que você conhece ou conheceu.
- Fale ou ensine alguém sobre o que leu/aprendeu.
Quanto mais falar sobre o material que estudou, mais fácil será se lembrar do texto, e também, se sentir que lhe falta alguma parte, corra ao seus rabiscos e anotações, sempre tendo o material fresco em sua cabeça. Um outro método é falar frente ao espelho.
- Conheça primeiro.
Se familiarize com o material antes de lê-lo, isso facilita o entendimento do conteúdo e te aproxima mais da compreensão do texto o que ajuda a fixar aquela parte importante para seu trabalho, dia a dia, ou apenas para reter a informação mesmo.
- Leia em papel.
Não tenho nada contra a leitura digital, possuo muitos livros digitais, assim como já li muitos nessa forma. Contudo, estudos recentes revelam que quem lê em papel memoriza melhor a história se comparado com quem lê na forma digital.
Sobre o autor: PEN Bortolotti.
Genial!
A Fraternidade de Escritores assina embaixo! Muito bom! Super obrigado por participar, Júlio.
Vim atrás do conto postado no insta, mas encontrei esse artigo aqui que sem dúvidas vai me ajudar demais!!!
Que ótimo, Willy! A ideia é essa, agregar cada vez mais diversão e conhecimento às nossas leitoras e leitores. Obrigado por vir aqui. Caso tenha tido alguma dificuldade em achar a continuação do conto, é ó usar este link: https://bit.ly/fuga-na-noite que vai te levar direto até ele, aqui no nosso site.