Pular para o conteúdo
Início » News » Joyland – Stephen King

Joyland – Stephen King

| Última alteração: 10/02/2021 |

Sinopse

Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer. Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado – e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença séria. O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer – e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais.

Resenha

Quem está acostumado aos livros de terror de King, vai estranhar esta narrativa mais enxuta, pois é nessa simplicidade, que reside o charme e a qualidade da história sobre o amadurecimento e a transição para idade adulta de Devin Jones. Depois da desilusão do primeiro amor, o rapaz arruma um emprego de verão no parque de diversões JoyLand, no litoral da Carolina do Norte. É lá que ele reflete sobre a vida, divide as desilusões e incertezas com os novos amigos e descobre o seu próprio rumo.

A construção dos personagens é excelente, nos levando num crescente a uma atmosfera bucólica e sobrenatural, com destaque para Mike um garoto numa cadeira de rodas e sua mãe protetora. Não espere grandes reviravoltas ou surpresas, o livro cativa mesmo por nos inserir num clima nostálgico, a fórmula secreta de King, acionando nossas memórias de parques com todos aqueles brinquedos fantásticos cheios de luzes e cores que adorávamos quando éramos crianças (ou ainda adoramos). As referências a cultura pop estão lá também, como é característico de King, o que torna a leitura mais próxima ao leitor.

Já há um bom tempo, King devia aos leitores um enredo com um parque de diversões e depois de vários livros ele finalmente construiu bem o seu Joyland, com toda atmosfera bucólica dos pequenos parques. Para quem não sabe o livro “O Iluminado” iria se passar um parque, mas o autor mudou de ideia porque seria difícil isolar complemente um centro de diversões por uma temporada.

O livro está há alguns anos no planejamento de virar uma série de TV, produzida e roteirizada por Chris Peña (Jane The Virgin) ao lado de Cyrus Nowrasteh (Hawaii Five-0). Será que sai?

Entrevista Stephen King:

Espalhe seu amor pela arte e por nossa literatura:

Deixe um comentário