Sabe aquela sensação de reencontrar um amigo querido que há muito tempo você não vê? E quando encontra, pergunta:
— E aí? Quais as novidades?
E ele responde:
— Poxa! Nenhuma novidade.
Pois é… essa é a sensação ao assistir Matrix 4. Você adora o reencontro com seu amigo, curte estar ali, só que a conversa vem quase sem novidades…
Mas não desanime, pois o filme, mesmo assim, compensa ser assistido, e com prazer. É um belo reencontro com a trilogia que foi um marco no cinema mundial e que agora cumpre a sua função de matar a saudade dos fãs. Existem ainda questões pertinentes levantadas e boas cenas de ação, mas esqueça aquela sensação de reinvenção do cinema que o primeiro Matrix causou.
Por quase 90 minutos o filme parece um prólogo, como se fosse um grande resumo dos três primeiros filmes, uma explicação e contextualização dos acontecimentos anteriores que fizeram os personagens chegarem até ali.
Os novos atores, Jonathan Groff, Neil Patrick Harris, Yahya Abdul-Mateen II e Jessica Henwick, foram boas surpresas e deram um frescor ao longa.
Talvez o maior problema do filme é que o plot principal demora mais ou menos uma hora para acontecer. O bom é que a partir daí, Matrix Resurrections retoma a essência dos anteriores e amplia as possibilidades. Com seus conceitos sobre espiritualidade, metaverso, futuro, universo ilusório e até empoderamento feminino, desse modo, Matix mantém o espírito original e abre novos questionamentos.
Para os fãs basta saber que sempre é muito bom reencontrar um amigo querido! E Matrix 4 dá esse prazer.
Ressurreição
Conforme explicado por Lana Wachowski durante o Festival Internacional de Literatura de Berlim 2021, a Warner Bros. abordava constantemente as Wachowskis, todos os anos, para fazer outra sequência de Matrix, mas elas sempre recusavam as ofertas, em especial por causa de seus sentimentos de que a história da trilogia havia fechado em uma conclusão, não cabendo sequência. No entanto, em 2019, Ron e Lynne Wachowski, os pais das irmãs Wachowski, faleceram na mesma época que morreu também um amigo próximo. Depois de não ser capaz de processar esse tipo de luto, Lana, de repente, concebeu a história de Matrix Resurrections em uma noite insone. Conforme ela disse, Wachowski sentiu que embora ela não pudesse ter seus pais de volta, ela poderia ter Neo e Trinity de volta, sentindo-se muito confortada por vê-los vivos novamente.
Eu não poderia ter minha mãe e meu pai… mas de repente eu tinha Neo e Trinity, indiscutivelmente os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi imediatamente reconfortante ter esses dois personagens vivos novamente, e é super simples. Você pode olhar para eles e dizer: tudo bem, essas duas pessoas morrem e, tudo bem, trago essas duas pessoas de volta à vida e, ah, isso não é bom? Sim, é verdade! É simples, é isso que a Arte faz e é isso que as histórias fazem. Eles nos confortam e são importantes.
_ As origens da trama de Matrix Resurrections, conforme descrito pela diretora Lana Wachowski.
Pandemia e Esquecimento…
Em 16 de março de 2020, a produção do filme foi interrompida devido à pandemia de COVID-19 . Depois que as filmagens foram interrompidas, Wachowski ponderou a possibilidade de nunca terminar o filme e deixá-lo “cair como um filme lendário incompleto, não destinado a ser visto por ninguém”. No entanto, o elenco insistiu que Lana Wachowski voltasse e terminasse o filme. Insistiram até que ela concordasse. Em 16 de agosto de 2020, Keanu Reeves confirmou que as filmagens foram retomadas em Berlim.
Sinopse
Se passando 20 anos após os acontecimentos de de Matrix Revolutions, Neo vive uma vida aparentemente comum sob sua identidade original como Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia, com um terapeuta que lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas e não naturais que ele ocasionalmente vislumbra em sua mente. Ele também conhece uma mulher que parece ser Trinity (Carrie Anne-Moss), mas nenhum deles se reconhece. No entanto, quando uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha e reabre sua mente para o mundo da Matrix, que se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith, Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e mais perigoso inimigo e livrar todos da Matrix novamente.
Ficha Técnica
- Matrix Resurrections (2021)
- Título Original: The Matrix Resurrections
- Duração: 148 minutos
- Ano produção: 2021
- Estreia: 22 de dezembro de 2021
- Distribuidora: Warner Bros.
- Dirigido por: Lana Wachowski
- Orçamento: U$ 200 milhões
- Classificação: 14 anos
- Gênero: Ficção Científica, Ação
- Países de Origem: EUA
- Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, Jada Pinkett Smith, Priyanka Chopra Jonas.
Recepção da Crítica
O site agregador de resenhas Rotten Tomatoes relatou uma taxa de aprovação de 68%, com base em 192 resenhas, com uma classificação média de 6,30 / 10. O consenso dos críticos do site diz: “Se falta a arte original e estimulante do original, Matrix Resurrections revisita o mundo da franquia com inteligência, perspectiva oportuna e coração.”
The Independent deu ao filme 4 de 5 e escreveu “The Matrix Resurrections termina com um apelo literal aos poderes do sensibilidade, capacidade e liberdade. Pondera se a humanidade valoriza tais princípios que, por sua vez, parece questionar se o público ainda tem qualquer interesse em sucessos de bilheteria com esta pureza e ambição. Eu, pelo menos, espero que sim.”
O Times chamou de “outra sequência verdadeiramente horrível” em uma crítica de uma estrela, atacando o que chamou de superficialidade criativa na semelhança com filmes anteriores de Matrix , nível de auto referências , e a qualidade de suas sequências de ação.
O site Gizmodo elogiou o filme, dizendo ” Resurrections é uma excelente sequência de Matrix que sabe o que você acha que quer em uma sequência de Matrix e dá a você de maneiras que você não esperava. Às vezes essas coisas não funcionam, mas na maioria das vezes sim, e, como resultado, tenho certeza de dizer: Matrix está de volta.”
Trailer de Matrix Resurrections
_____
Mais sobre o autor deste artigo: Tadeu Loppara.