Pular para o conteúdo
Início » News » Duna – Frank Herbert

Duna – Frank Herbert

| Última alteração: 03/12/2021 |

Trama Dinástica e Ecológica

Duna, publicado pela primeira vez em 1965, é uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos e seu universo criado é comparado ao de Senhor dos Anéis.

A história se passa num futuro distante numa era pós-computadores, cheia de citações religiosas, numa mistura de antigas religiões humanas reunidas na chamada Bíblia Católica de Orange. Um tempo de monarquia controlado pelo Império.

Um detalhe marcante, no qual Herbert estava muito à frente do seu tempo, quando apenas se começava a falar em ecologia, é complexo sistema ecológico criado em Duna.

Os pontos fortes na imersiva leitura são profundidade na ambientação e a criação de um universo complexo na relação do homem e seu ambiente. Além da luta entre o bem e o mal, os Astraides contra os Harkonnen, que misturam tradições, nobreza e avanços conceituais.

Nesse primeiro de seis volumes a narração é em terceira pessoa, visando o ponto de vista de Paul Astraides e sua mãe Jéssica, uma Bene Gesserit, que foi treinada física e mentalmente. Ainda com destaque ao pai, o Duque Leto Atraides, pressionado entre intrigas e traições, sempre a sombra do perigo dos Harkonnen.

A história se foca numa antiga profecia e no aparecimento do Messias de Duna, numa trama muito bem construída que vai te prendendo no decorrer das páginas, talvez a únicas dificuldades que o leitor possa encontrar são com a extensa terminologia criada que vai aparecendo no decorrer da história, sem uma profunda explicação, para isso temos um apêndice e glossário no final do livro, e a ambientação inicial do livro, qual somos apresentados a um universo totalmente novo. O importante é deixar a história levar você e embarcar com os grandes personagens nessa história rica e criativa.

Sinopse

A ascensão messiânica do guerreiro intergaláctico Paul Atreides a líder de seu povo e a sua luta pela sobrevivência. O jovem herói lidera seus guerreiros contra um barão perverso que tenta controlar comércio da especiaria, que é uma droga alucinógena produzida no planeta deserto Duna.

_____

Sobre o autor deste artigo: Tadeu Loppara.

Trailer Oficial da nova produção de Duna

Assista a produção cinematográfica original de Duna de 1984 (dublada):

Espalhe seu amor pela arte e por nossa literatura:

Deixe um comentário