Pular para o conteúdo
Início » News » Neuromancer de William Gibson

Neuromancer de William Gibson

| Última alteração: 13/12/2020 |

Por Tadeu Loppara

O Livro Neuromancer, de William Gibson, um dos melhores romances do gênero ciberpunk, completa trinta e seis anos neste ano de 2020. Foi publicado em 1984 e chegou ao Brasil em 1991 pela editora Aleph. Ganhador dos três principais prêmios da ficção científica: Nebula, Hugo e Philip K. Dick. O livro foi o primeiro livro da chamada ´Trilogia do Sprawl´, que ainda inclui os livros ´Count Zero´ e ´Mona Lisa Overdrive´

Para quem gosta do gênero é leitura obrigatória!!!

Para compreender sua importância basta citar que Neuromancer introduziu novos conceitos para a sua época, como inteligências artificiais avançadas, a rede matrix e o ciberespaço. Conceitos depois explorados por outros clássicos da ficção científica como Masamune Shirow em seu mangá Ghost in the Shell e no filme Ghost in The Shell (no Brasil, “O Fantasma do Futuro”), dirigido por Mamoru Oshii, que inspirou as irmãs Wachowski na criação da trilogia Matrix.

A visão de William Gibson sobre distopia mudou a maneira como os leitores olhavam para o futuro, pois além dos novos conceitos, levavam a uma reflexão da nossa própria realidade, um mundo no qual aos poucos estamos nos transformando.

O romance se passa num futuro caótico onde existe uma matrix na qual a humanidade se conecta virtualmente, um tipo de ciberespaço. Case é um cowboy, uma elite de hacker que navega nessa grande rede de informações. Depois de terem fritado suas conexões neurais, num trabalho em que tentou ser mais esperto dos que seus chefes, ele vaga desempregado, numa rotina destrutiva pelos subúrbios de Tóquio, até se contratado por Molly, uma misteriosa mulher, tão linda quanto perigosa. Assim os dois se envolvem numa missão cheia de ação e perigos, onde não se pode confiar em ninguém, nem no mundo real e nem na matrix.  O livro tem uma linguagem delirante repleta de novas informações e referências musicais, cinematográficas, literárias, politicas, históricas e midiáticas. Uma completa “miscigenação cultural”. Vale a pena conhecer e sair da sua zona de conforto, a obra foi eleita pela TIME como um dos 100 melhores romances do século.

Por Tadeu Loppara @livroquam

Neuromancer narrated by William Gibson (em inglês)

.

Neuromancer – Part 1 – Willian Gibson ( Audiobook em inglês)

Espalhe seu amor pela arte e por nossa literatura:

Deixe um comentário