| Última alteração: 14/02/2022 |
Você sabia que aplicar o lide é um bom teste para conferir se sua ideia de texto literário, é boa ou não? Seja ela romance, conto ou até uma peça de teatro.
Mas afinal o que é lide?
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a cabeça da notícia, ou seja, a primeira parte do texto noticioso.
O lide sendo a abertura da matéria. Deve incluir, em poucas frases, duas ou três no máximo, as informações essenciais que passem ao leitor um resumo completo do fato e o deixem com vontade de saber mais detalhes. Além de resumir o texto, o lide ele tem que ser interessante.
Para tanto o lide deve responder a seis perguntas:
- O quê? (a ação);
- Quem? (o agente);
- Quando? (o tempo);
- Onde? (o lugar);
- Como? (o modo);
- E por quê? (o motivo).
A sua ideia de texto literário deve responder a estas seis perguntas. Se faltar alguma resposta a uma dessas perguntas, a sua ideia pode estar fraca ou incompleta e deve ser melhor arquitetada antes de se começar realmente a escrevê-la.
Então, pegue sua ideia, responda as perguntas em poucas frases e analise se o que você está lendo é interessante. Você pode testar com amigos próximos e ver se o pequeno texto desperta curiosidade. É um bom exercício e ajuda a deixar a ideia redondinha. O que facilita muito no desenvolvimento da história.
O lide surgiu no século XIX nos Estados Unidos decorrente de obstáculos de comunicação. Jornalistas que cobriam a Guerra Civil Americana entre os anos de 1861 e 1865 enfrentavam sérios problemas para enviar as notícias de uma maneira rápida. O telégrafo, o meio mais eficiente, era sobrecarregado por muitos jornalistas e suas poucas linhas não davam conta de enviar uma matéria inteira, então foi necessário criar uma maneira para que as informações mais importantes fossem passadas primeiro. Um parágrafo de cada matéria era transmitido, depois passavam para o segundo e assim por diante, até o fim da notícia. E claro com a instabilidade do sistema o primeiro parágrafo tinha que ser o mais importante e mais completo, assim surgiu o lide.
Mais sobre o autor: Tadeu Loppara.
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Obrigado .. fico feliz que gostou!