| Última alteração: 16/02/2021 |
Por Tadeu Loppara
1 – O Natal de Poirot – Agatha Christie
Vamos começar com um clássico de Agatha Christie. Mais uma Agatha Christie na Coleção L POCKET. Dessa vez, Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento… e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de suspeitas mútuas.
2 – Mistério em Branco – J. Jefferson Farjeon
Em vésperas de Natal, uma intensa nevasca obriga o trem a interromper viagem junto à pacata aldeia britânica de Hemmersby. Um grupo de passageiros decide sair para procurar refúgio e acaba encontrando uma casa. A porta está aberta e lá dentro a lareira brilha e o chá está posto na mesa, mas não se encontra vivalma. Uma história de mistério e terror em época natalina escrita em 1937 e ainda hoje no topo da lista de compras em diferentes países.
3 – Uma Chance Para Recomeçar – Lisa Kleypas
UMA GAROTINHA QUE PRECISA DE UMA FAMÍLIA.
Em uma noite chuvosa, a pequena Holly perdeu a única pessoa que tinha no mundo: sua mãe.
UM HOMEM QUE PRECISA DE UMA ESPOSA.
A última coisa que Mark Nolan deseja é uma menina de seis anos morando em sua casa. Mas ele logo admite que vai fazer tudo o que puder para reconstruir a vida dela. O testamento de sua irmã lhe fornece as instruções: Você não tem escolha. Comece por amá-la. O resto virá por si.
ÀS VEZES, TEM QUE HAVER UM POUCO DE MÁGICA…
Maggie Collins não se atreve a acreditar no amor depois de perder o homem com quem estava casada havia um ano. Mas ela acredita na magia da imaginação. Proprietária de uma loja de brinquedos, Maggie vive do que ama. E, quando conhece Holly Nolan, o que ela vê é uma garotinha necessitando desesperadamente
de um pouco de mágica.
… PARA TRANSFORMAR OS SONHOS EM REALIDADE.
Três vidas solitárias. Três sonhos que se cruzam. Três pessoas que estão prestes a descobrir que o Natal é a época em que tudo é possível, quando os desejos dão um jeito de encontrar o caminho para casa.
4 – Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.
Quando o trem que deveria levar Jubileu para a Flórida atola na neve, ela decide se aventurar do lado de fora. Por sorte, encontra uma lanchonete aberta: a Waffle House, onde conhece Stuart, um rapaz que ainda não se recuperou totalmente de um coração partido.
Enquanto isso, Tobin e seus amigos, JP e Duke, estão curtindo a véspera de Natal escondidos em casa, assistindo a uma maratona de James Bond. Mas, apesar da nevasca, os três decidem enfrentar a noite fria e seguem para a Waffle House da cidade – ou assim eles pensam…
Já a vida de Addie parece miserável desde o término do seu namoro. Agora, um dia depois do Natal, ela precisa provar que não é egoísta – e vai fazer de tudo para cumprir uma promessa, mesmo que isso signifique enfrentar o passado.
Os jovens desses contos têm mais em comum do que apenas a nevasca que isola a cidade. E como nada acontece do jeito que eles haviam planejado, resta a pergunta: será que a magia do Natal vai presenteá-los com o milagre que eles tanto desejam?
O livro virou filme para Netflix e é uma ótima opção de dobradinha.
Ainda que conte a participação de duas outras autoras conhecidas (Lauren Myracle e Maureen Johnson) dentro do gênero YA, o nome de John Green é realmente o que fez esta antologia se destacar anos após sua primeira publicação, lá no início da década de 2000. Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor.
5 – Esquecer o Natal – John Grisham
Nada de árvores, estresse de shoppings lotados, despesas sem controle, cartões com mensagens de paz e felicidade. O natal dos Krunk será diferente. No lugar da festa, do panetone, do peru e das luzinhas piscando no quintal, o plano é fazer um cruzeiro ao Caribe e desprezar qualquer emoção natalina que ponha tudo a perder. “Esquecer o Natal”, de Johm Grisham, provocará boas gargalhadas no leitor com essa hilariante fábula de Natal. Divirtam-se com essa hilariante fábula de Mantala para os tempos modernos.
6 – O Caderninho de Desafios de Dash e Lily – David Levithan
O mais novo livro de David Levithan, autor de Will & Will e Todo dia, em parceria com Rachel Cohn. Lily sente que chegou a hora de se apaixonar. Para achar sua cara-metade, ela vai contar com o irmão, que ajuda a garota a criar uma série de tarefas em um caderno vermelho. Quem o encontrar, em meio às prateleiras da mais caótica livraria de Manhattan, deve aceitar ou não seu desafio. Dash, um lobo solitário, encontra o Moleskine em sua livraria predileta, e os dois ousam trocar sonhos, desafios e desejos nas páginas do caderninho que será achado e perdido sucessivamente nos mais diferentes locais da cidade.
Por Tadeu Loppara @livroquam