| Última alteração: 02/02/2021 |
Por Tadeu Loppara
Menina Má – William March
A DarkSide desenterrou mais um clássico para o prazer dos seus fãs.
Menina Má publicado originalmente em 1954, se tornou imediatamente num tremendo sucesso. Discutido e aclamado por milhões de leitores este polêmico, violento e até assustador romance de William March inspirou a criação de personagens como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, e o serial killer Dexter.
Sinopse
Rhoda Penmark, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a doçura, não imagina do que ela é capaz. A morte suspeita de um coleguinha da escola e a indiferença da menina fazem com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado.
Opinião
O ponto alto no livro são as construções dos personagens com suas questões psicológicas e anomalias comportamentais.
Rhoda Penmark, a psicopata mirim é adorada pelos adultos e claro odiada pelas crianças. Suas atitudes estudadas, a extrema organização e a visível falta de empatia por tudo e por todos, constrói junto com sua maneira diferente de se vestir (parece uma boneca) uma personagem complexa e assustadora.
A mãe Christine Penmark desconfiada da filha , começa uma pesquisa sobre assassinos em série e descobre que as atitudes da filha podem estar relacionadas à avô. Daí sua paz desmorona numa histeria e neurose crescentes. Seu marido Kenneth Penmark, sempre ausente (senti falta de autor desenvolver mais este personagem) deixa Christine sozinha e angustiada.
Ainda há personagens bem interessantes como Monica Breedlove que tem uma fixação incestuosa por seu irmão Emory que é homossexual. E o porteiro Leroy Jessup um homem, sádico e inescrupuloso que trava uma disputa pessoal com Rodha, tentando assustá-la, mas ele não contava com a maldade da menina.
O autor usou referências de sua vida pessoal, como o fato não gostar de criança e também sua admiração a Freud entre outros que você vai descobrir lendo. Vale a pena!
O filme: The Bad Seed (A Tara Maldita – Semente ruim – Semente do mal) Original de 1956
The Bad Seed ( A Tara Maldita – Semente ruim – Semente do mal)
Lançado em 1956 nos Estados Unidos o filme teve 5 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Nancy Kelly) Melhor Atriz Coadjuvante (Eileen Heckart) Melhor Atriz Coadjuvante (Patty McCormack) Melhor Fotografia (Preto e Branco) e duas indicações ao Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante (Eileen Heckart) do qual foi vencedora do prêmio , concorrendo com ela como melhor Atriz Coadjuvante (Patty McCormack).
Bem fiel ao livro vale assistir.
Trailer:
Sobre o autor
William March nasceu em uma família pobre no Alabama, em 1893. Foi um fuzileiro naval dos EUA altamente decorado e combateu na Primeira Guerra Mundial. Largou a farda logo após o conflito, e os horrores que passou na guerra lhe inspiraram a escrever seu primeiro romance, Company K. March. Publicou ao todo seis romances e quatro compilações de contos. Elogiado pelos críticos, nunca alcançou grande popularidade e morreu em 1954, um mês após o lançamento do seu livro mais celebrado, Menina Má.